Johnson Banks criou uma nova identidade visual para o observatório do Reino Unido, que inclui uma marca de palavra curvilínea referenciando o prato de 76 metros de seu Telescópio Lovell – usado para investigar fenômenos cósmicos
O observatório, que também é Patrimônio Mundial da UNESCO, está em operação há 75 anos e agora é usado como instituto de pesquisa pela Universidade de Manchester. É o lar de vários telescópios, com o Telescópio Lovell – que tem sido usado para rastrear sondas espaciais e satélites – um dos maiores do gênero no mundo.
Apesar de sua longa história, o Jodrell Bank não tinha uma identidade visual adequada ou uma maneira de conectar seu trabalho com o público – e foi aí que Johnson Banks entrou. O estúdio foi imediatamente atraído pelo Telescópio Lovell, mas diz que levou semanas de experimentação para entender como incorporar isso na marca do observatório.
Adicionar algum movimento resolveu o problema, criando uma marca de palavra que se curva em forma de tigela e pode ser girada e inclinada como o próprio telescópio. A curvatura do telescópio também serviu de base para um conjunto de dispositivos gráficos ‘portais’, que podem ser usados como recortes ou sobrepostos à fotografia. A Johnson Banks combinou isso com o que descreve como “tipografia ousada e forte no estilo dos anos 60, que remonta à era da corrida espacial”.
Por último, mas não menos importante, o estúdio reformulou o tom de voz de Jodrell Bank, celebrando a vastidão inspiradora do espaço, enquanto conta algumas piadas – ‘Sandwich, the final frontier’ ou ‘Teleporting weekdays only’.
Eles são um pouco previsíveis, talvez, mas é difícil não se encantar por eles, especialmente quando combinados com a marca em forma de tigela de Johnson Banks e o resto da identidade – que evoca uma era passada de mania espacial sem cair no pastiche.